sábado, 26 de setembro de 2009

Competitividade Empresarial

Sua empresa é competitiva? Já identificou quais são os fatores que a fazem competitiva ou não?
Uma empresa pode passar por situações rotineiras ou inovadoras, as definicões podem ser expressadas das seguintes formas:
Situação Rotineira - Quando a duração, método e custo de uma situação já são conhecidos e mensurados.
Situação inovadora - Quando a duração, método e custo não são conhecidos e sim planejados.

Tanto nas situações rotineiras como inovadoras a empresa precisa manter-se competitiva e isto pode ser resumido em 5 vantagens competitivas:

1-Qualidade
2-Velocidade
3-Confiabilidade
4-Flexibilidade
5-Custo

A empresa foca na qualidade quando não permite-se cometer erros ou retrabalhos, os funcionários devem estar muito bem treinados e motivados, o que nem sempre acontece, uma empresa ter funcionários mal treinados ou desmotivados é o primeiro passo para ter a sua qualidade prejudicada.
A competitividade caminha juntamente com a velocidade da empresa, a reação rápida e eficaz é um grande impulsionador do sucesso, quando uma fila está demorando o cliente não fica satisfeito, o mesmo ocorre com empresas, velocidade é fundamental para a satisfação do cliente.
Confiabilidade, quando se compra uma coca-cola, mesmo que no meio do deserto, espera-se que o gosto seja o mesmo, ok? Esta é a confiança que o cliente tem na marca da coca-cola, se a empresa conseguir fincar um Produto ou Serviço de confiança como a marca "Coca-Cola" estará a frente da concorrência.
Já imaginou se não fosse aplicada Flexibilidade no dia-a-dia do ser humano? Imagine um consultório médico, um clínico geral, ele realiza o planejamento do atendimento dos pacientes conforme um tempo médio pré-estabelecido, os casos atendidos variam bastante podem demorar de 30 minutos a 1,2 ou 3 horas, dependendo do caso este tempo não é exatamente previsível. O médico tem que ser flexível com relação ao horário de atendimento mas sem causar risco de morte a nenhum paciente, justamente como a empresa deve atender as solicitações do cliente, sem prejudicar a qualidade do resultado.
A empresa acima de tudo deve focar no lucro, o custo deve ser minimizado e preciso. Porque um mesmo carro é vendido em diferentes concessionárias com preços diferentes? Considerando que é o mesmo modelo, isto é otimização de processo, em alguma etapa de todo o ciclo a concessionária que vende mais barato o carro conseguiu reduzir o custo do produto final. O trabalho contínuo de melhoria de processo e um programa interno de redução de custo pode trazer bons frutos para a empresa.

A empresa que busca se tornar competitiva deve considerar todos estas 5 características, é importante lembrar que o resultado que toda empresa deseja é lucro e satisfação do cliente, obtendo estas duas façanhas o sucesso é consequência.

Enio Freitas

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